BLOG

O que é a esterilização e quais as vantagens?

    Segunda, 14 de Setembro de 2015

Esterilização 

É o procedimento que torna os animais estéreis, incapazes de produzir descendência. É uma medida que deve ser promovida por razões sociais e de bem-estar animal.

Pode ser conseguida quimicamente, ou cirurgicamente. A escolha do método depende do detentor, que deve ser aconselhado pelo veterinário.

Os métodos químicos, por administração de anticoncecionais, são reversíveis, obrigam a administração periódica e têm alguns efeitos secundários.

A esterilização cirúrgica é um método de­nitivo, que só deve ser realizado sob anestesia por médico veterinário.

As técnicas cirúrgicas de esterilização mais habituais consistem na remoção dos testículos nos machos e dos ovários nas fêmeas, embora alguns veterinários defendam também a remoção do útero.

 

Vantagens

Evita o sobrepovoamento: o aumento do número de ninhadas indesejáveis leva ao abandono de animais, os quais fi­cam sujeitos a fome, doenças, maus tratos, atropelamentos, mordeduras, e contribui para a existência de canis sobrelotados e elevado número de animais sacri­cados anualmente.

Diminui o risco de desenvolvimento de tumores nos órgãos reprodutores dos animais.

Diminui a agressividade dos machos, que ­ficam mais tranquilos.

 

Não é perigoso?

A remoção dos testículos, habitualmente designada como castração, é um processo rápido, simples e pouco traumático. A ovariohisterectomia, nome dado à remoção dos ovários e útero das fêmeas, é um procedimento com maior complexidade, embora seja considerada uma cirurgia de rotina e muito segura.

 

Informe-se junto do seu médico veterinário assistente, ou dos médicos veterinários municipais.

 

Fonte: Direção-Geral de Alimentação e Veterinária

 

 

Animais para adoção

Blog
Alijó
Murça
Santa Marta de Penaguião
Vila Real
Sabrosa
Mesão Frio
Peso da Régua
Associação de Municípios do Vale do Douro Norte

Sobre Nós

O crescente aumento da população de animais de companhia e a cada vez maior preocupação com o bem-estar animal por parte da sociedade em geral, levou à conjugação de esforços, por parte dos responsáveis dos sete Municípios envolvidos no projecto, para a edificação do Centro de Recolha e protecção animal do Vale do Douro Norte.

Continuar a ler...

Horário

Segunda a Sexta
Manhã: 9:30h às 13:00h
Tarde: 14:30h às 17:30h

Sábado
9:30h às 13:00h

Vacinação Seg. a Sex
10:00h às 12:30h

Contactos

Mosteirô-Andrães
5000-033, Vila Real
Tel: 259 35 16 56

Perdeu o seu Animal?


Em caso de perda, desaparecimento ou roubo do seu animal de companhia deve comunicar e visitar o Centro de Recolha e Protecção Animal do Vale do Douro Norte para certificar de que o animal não foi capturado.

FACEBOOK
Gosto